Notícias

CALOUROS NO TRIBUNAL DE JURI

Campos dos Goytacazes - RJ

CALOUROS NO TRIBUNAL DE JURI

Campos dos Goytacazes - RJ

Inocente ou culpado? O 1º período do curso de Direito do ISECENSA participou de um Júri Simulado, na terça-feira, 21/06. A atividade foi uma proposta da disciplina de Português Jurídico que, durante todo o semestre, trabalhou técnicas de oratória e argumentação.

A proposta ultrapassou a aula convencional e fomentou a interação entre os alunos, o pensamento crítico e a construção e desconstrução de conceitos. É fundamental praticar a escuta de pontos divergentes, uma vez que no Juri são discutidos várias vertentes de um mesmo tema -  explicou Moises Pereira, professor da disciplina.


O caso levado a julgamento foi inspirado na obra de Machado de Assis, "O Enfermeiro". Todas as etapas foram elaboradas pelos alunos que, além de criarem suas teses de defesa e acusação, participaram nas funções de testemunhas, réu, juiz e corpo de jurados, cumprindo rigorosamente os ritos do Tribunal de Juri. 

- O Júri Simulado é uma excelente ferramenta de ensino pois, além do conhecimento técnico, desenvolve inúmeras habilidades inerentes às carreiras jurídicas. Ver os calouros nesse nível de organização e argumentação me deixa muito orgulhosa. Me senti em um verdadeiro Tribunal, do início ao fim! - disse Juliana Landim, coordenadora adjunta da graduação.  

Nathércia Damian

 

 

CALOUROS NO TRIBUNAL DE JURI (19 Fotos)