João Humberto Bousquet Boynard de Faria, de 17 anos, ingressou no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), de Campos dos Goytacazes (RJ), no pré-maternal, quando tinha apenas 1 ano e 5 meses. Desde então, junto à equipe docente da instituição salesiana, vem traçando uma trajetória de grandes conquistas acadêmicas.
Com um excelente desempenho em matemática, reconhecido pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) por dois anos seguidos (2017 e 2018), João Humberto alcançou a nota 958,6 na seção de exatas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, o que lhe rendeu a conquista da maior nota nacional em matemática do último ENEM. “Quando vi a nota fiquei extremamente feliz”, comenta João ao contar que estava em casa com os pais quando soube do seu resultado. “O site estava congestionado e demoramos para conseguir acessar. Quando conseguimos e vimos que realmente ele alcançou a nota máxima, ficamos extremamente felizes e radiantes com essa conquista, principalmente porque são 45 questões de matemática”, conta a Advogada e mãe de João Humberto, Mariana Dias Bousquet Boynard de Faria. Matemática sempre foi a matéria preferida do João e, com a nota do ENEM, o aluno salesiano pretende cursar medicina.
Durante sua preparação para a prova nacional, ele conta que priorizou duas estratégias bem definidas: “Minha preparação se resumiu a primeiro estudar o conteúdo por meio das aulas na escola, cursos e apostilas, e posteriormente realizar baterias de questões de provas anteriores de diversos vestibulares”. Neste processo, a família também desempenhou um papel de extrema importância: “Primeiro passamos para ele calma e segurança para vivenciar esse momento que é tão importante e desafiador na vida do estudante, além de proporcionar um local apropriado para o estudo, uma alimentação saudável e muita conversa e incentivo”, comenta Mariana que também deixa uma dica importante para as famílias: “O acompanhamento dos pais junto ao aluno, desde o início da vida escolar, é de extrema importância para incentivar e impulsionar seu desenvolvimento. O conhecimento da matemática começa desde bem pequeno. Sempre incentivei jogos de raciocínio para aprimorar seu talento com a matemática. Os frutos plantados serão colhidos! Não tenham dúvidas”.