“É tempo de reavivar o fogo!” é o lema escolhido para marcar as celebrações do triênio que antecede o 150º aniversário da primeira expedição missionária do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), realizado em 14 de novembro de 1877. O logotipo que representará este momento histórico foi selecionado entre 39 propostas enviadas de várias partes do mundo, e a criação vencedora foi desenvolvida por Valentina Calabrese, Gaia Greco, Angelica Buanne, Ilaria Fara, FMA, Anna Maria Spina, FMA, e Gabriele Maria Calabrese, SDB, do grupo de animação missionária da Itália Central. A escolha foi feita por uma comissão de avaliação composta por irmãs FMA, leigos e jovens, que agradeceram a todos os participantes pela criatividade e sensibilidade missionária refletidas nas propostas.
No logotipo, destacam-se alguns símbolos que retratam a missão e a história salesiana:
- Maria Auxiliadora: Inspirado na imagem da Auxiliadora de Valdocco, levada pelos primeiros missionários em sua partida e abençoada por Dom Bosco. A presença de Maria e Jesus no logotipo simboliza a proteção e a companhia nos caminhos da missão.
- Navio e Vigias: Uma embarcação estilizada faz referência ao navio da primeira expedição missionária, com as vigias simbolizando os cinco continentes onde as FMA estão presentes e, também, lembrando o rosário, oração fundamental para a congregação.
- Cruz e Comunidade: A cruz, posicionada no alto, recorda o sacrifício missionário, enquanto seis figuras no navio, sob o manto de Maria, representam os primeiros missionários, juntos como um único elemento, em um formato que lembra o fogo do amor de Deus que Madre Mazzarello inspirou a manter vivo.
- Círculo: O círculo envolve o logotipo e simboliza o dinamismo missionário da Congregação, lembrando a santidade cotidiana dos missionários.
O lançamento do triênio de preparação será realizado oficialmente em 14 de novembro de 2024, em uma transmissão ao vivo da Casa Geral do Instituto das FMA, em Roma, conduzida por Madre Chiara Cazzuola.
Na Inspetoria Madre Mazzarello-BMM, a caminhada das comemorações terá início no dia 8 de novembro de 2024, durante a Festa da Gratidão no Retiro das Rosas, Minas Gerais, dando início a uma jornada de fé e memória que nos conectará à Missão das primeiras Missionárias Salesianas e ao Carisma que se expandiu pelo mundo.
-----
Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM, com informações do Portal das Filhas de Maria Auxiliadora.