HISTÓRIA DO CENTRO JUVENIL PADRE GIOVANNI PINI
O Centro Juvenil Padre Giovanni Pini é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, criado para atender crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, provenientes da camada popular mais vulnerável de Aparecida de Goiânia, e faz parte da Congregação Religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora, com sede em Belo Horizonte-MG.
Desde 1996, as Irmãs Salesianas estão presentes no Bairro Independência Mansões em Aparecida de Goiânia, trabalhando em prol desta população especialmente as crianças e jovens.
Com as parcerias da Inspetoria Madre Mazzarello, a Associação Carlo Marchini da Itália e a Prefeitura Municipal de aparecida de Goiânia, foi construído o Centro Juvenil Padre Giovanni Pini e inaugurado a 02/06/2001 com a finalidade de atender crianças e adolescentes propiciando acesso a formação humana e cidadã, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e desenvolver ações de promoção e protagonismo na luta por uma sobrevivência mais digna.
Aos poucos, a Obra foi crescendo. Hoje conta com espaço amplo e adequado para realizar bem suas atividades como: cozinha, refeitório, salas administrativas, quadra coberta e quadra aberta, salas para atividades diferenciadas como informática, dança, culinária, higiene e beleza, biblioteca e outros.
Para as crianças e adolescentes são oferecidas oficinas/grupos, recreação, lanche e almoço, diariamente.
Para as famílias são ofertadas: Reuniões, festividades, atendimentos individuais e visitas domiciliares.
Para os educadores são oferecidas: Formações mensais com temas de acordo com a Política de Assistência Social e Projeto Educativo da Instituição e da Rede Salesiana de Ação Social.
A instituição atende 280 beneficiários entre crianças e adolescentes, sendo 140 no turno matutino e 140 no turno vespertino, de segunda a sexta-feira, totalizando 185 famílias atendidas, 15 colaboradores sendo 12 com contrato CLT e 3 voluntárias.
A partir de 2019 a parceria com a prefeitura acontece através de Chamamento Público.
As ações são de carater preventivo visando a formação para a participação e cidadania, com atividades a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária propiciando experiências que favoreçam o desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situações de risco social possibilitando a autonomia e o protagonismo das crianças e adolescentes.
O Centro Juvenil torna-se referencia para a sociedade transformando vidas, buscando formar bons cristãos e honestos cidadãos.